Covid-19: Em julho, Euclides da Cunha registrou menor taxa de contaminações no ano

Dados do mês de julho revelam um cenário positivo no controle da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no município de Euclides da Cunha. Um cenário que inclui queda na quantidade de casos confirmados e queda no número de óbitos diante do avanço da vacinação e da ampliação da flexibilização do funcionamento do comércio.

De acordo com a apuração realizada pela equipe de reportagem do site euclidesdacunha.com, em julho, o município de Euclides da Cunha registrou apenas 178 casos confirmados da doença chinesa, a menor quantidade do ano de 2021. Isso representa menos de um terço da quantidade de casos do mês anterior – que foi um dos piores momentos da pandemia. Quanto ao número de óbitos, foram registrados dois casos, sendo que o último aconteceu há mais de 20 dias. Em comparação com o mês anterior, a quantidade de mortes representa um quinto.

Entre os municípios circunvizinhos com população superior a 50 mil habitantes, Euclides da Cunha é o terceiro com maior quantidade de casos confirmados, com mais 3.300, atrás de Tucano, que tem mais de 3.400, e Ribeira do Pombal, que já superou a barreira dos 5 mil; Monte Santo, por sua vez, vem logo em seguida, com pouco mais de 1.800. Em número de óbitos, Euclides da Cunha tem a quarta maior quantidade: 46. Os três municípios mais afetados são: Ribeira do Pombal (69), Tucano (54) e Monte Santo (47).

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Atualmente, 26.559 pessoas já receberam ao menos a primeira dose dos imunizantes distribuídos pelo Ministério da Saúde. Isso representa quase 45% da população imunizada parcial ou totalmente. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab.

FLEXIBILIZAÇÃO DO COMÉRCIO

  • Desde o início do mês de julho, quando os estudos do Estado da Bahia mostraram que o período de festa junina – especialmente na última semana – não resultou em uma explosão de novos casos, a Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha está emitindo decretos que flexibilizam, de forma gradual, o funcionamento do setor comércio e serviços que ainda estavam sob fortes restrições, ampliando os horários de funcionamento e reduzindo as restrições.

O indicativo é que a vacinação está gerando o efeito esperado: protegendo a população com o controle do avanço da pandemia, redução no número de óbitos ou gravidade da doença e a retomada da economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *