Monte Santo entrará em lockdown a partir desta terça-feira, 18

Começa a vigorar às 00h desta terça-feira, 18, o lockdown (fechamento do comércio) no município de Monte Santo, Bahia, como metodologia de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A medida foi anunciada no dia 15 de maio, pela prefeita Silvania Matos (PSB) em sua página na rede social Instagram. De acordo com a gestora, a decisão decorre da avaliação do quadro de infecção e mortes por Covid-19 que estão ocorrendo desde o início do mês de maio.

 

O Decreto nº 197/2021 que impõe o “fechamento total dos estabelecimentos e prestadores de serviços, com restrição de circulação de pessoas, no âmbito do município de Monte Santo” foi publicado nesta segunda-feira, 17, com o detalhamento das restrições e/ou permissões para o funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais e a locomoção de pessoas. O Decreto de Lei prevê as restrições até às 05hs do dia 24 de maio de 2021.

De acordo com o Decreto, poderão funcionar de forma presencial os estabelecimentos com serviços e produtos considerados essenciais, bem como farmácias; postos de combustíveis, exclusivamente para abastecimentos; funerárias; as concessionárias de serviços públicos como energia elétrica e água, clínicas médicas (apenas consultas de emergência); clínicas odontológicas (apenas urgências e emergências); e provedores de internet. De forma “Delivery” (serviço de entrega em domicílio) podem funcionar distribuidores de gás e água, supermercados, frigoríficos, padarias, açougues, restaurantes, pizzarias, quitandas, hortifrutigranjeiros e lojas veterinárias que comercializam alimentação e medicamentos para animais.

Após o anúncio do lockdown , o vereador de Monte Santo e ex-secretário de Administração Kelsen Carvalho (PSC) criticou o fechamento do comércio. Em suas redes sociais na Internet, outras ações alternativas já deveriam ter sido implementadas pela atual gestão. “É o pior momento [da pandemia em Monte Santo], principalmente por falta de ações da gestão. A gestão ficou esse tempo todo sem ações de prevenção, sem ações de combate e agora, simplesmente, ela vem com uma proposta de lockdown” pronunciou o vereador.

 

No dia 5 de maio, o município de Monte Santo atingiu a marca de 1 mil casos confirmados de Covid-19. Entre os municípios circunvizinhos com população superior a 50 mil habitantes, Monte Santo foi o último a atingir a barreira de 1 mil contaminações. Ribeira do Pombal é o município com maior quantidade de infectados: mais de 3 mil, seguido por Euclides da Cunha e Uauá, que têm mais de 2 mil registros. A gravidade em Monte Santo é na taxa de letalidade, que atinge 2,86% dos infectados, um décimo ou mais superior ao índice dos outros municípios acima citados.

COMERCIANTES SE MANIFESTAM CONTRA FECHAMENTO DO COMÉRCIO MONTE-SANTENSE

Em uma carreata realizada nesta segunda-feira, 17, um grupo de comerciantes se manifestou contrário à medida do Poder Executivo, salientando que outras ações de combate não foram adotadas pela atual gestão em comparação com o ex-prefeito Vando. O comunicador euclidense Junior Santos esteve na cidade de Monte Santo e acompanhou esse manifesto público.

O fechamento do comércio em Monte Santo pode resultar em maior quantidade de pessoas em circulação nos setores comercial e financeiro da cidade de Euclides da Cunha e municípios vizinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *