Ribeira do Pombal já tem mais de 2 mil casos confirmados de Covid-19
Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o município de Ribeira do Pombal sempre apresentou números absolutos de contaminações e mortes considerados altos, como efeito do avanço do vírus chinês pelo mundo. Essa observação é da equipe de análise de dados do site euclidesdacunha.com, que acompanha os índices de municípios circunvizinhos (Banzaê, Canudos, Cícero Dantas, Euclides da Cunha, Jeremoabo, Monte Santo, Novo Triunfo, Quijingue, Ribeira do Pombal, Tucano e Uauá).
Nesta última quinta-feira, 18, o município ultrapassou a barreira dos 2 mil casos de Covid-19, além das 3 dezenas de óbitos. O primeiro caso de contaminação foi registrado dia 20 de abril de 2020. A média é de quase 200 contaminações mensais, maior quantidade entre os municípios circunvizinhos a Euclides da Cunha. Nesse período já foram registradas 36 vítimas da doença, média de 3,27 por mês. Município é o segundo com maior quantidade de casos ativos: 74, seguido atrás de Tucano, que tem 115 casos abertos. Essa análise refere-se aos números absolutos. A análise de números relativos, que é a melhor referência para estudos científicos, muda as posições dos municípios analisados.
Em números relativos, a maior taxa de infecção é do município de Uauá: 7,29% da população; Ribeira do Pombal tem o quarto pior índice: 3,78%. Quanto à taxa de letalidade, a maior também é de Uauá: 0,99/1 mil de população; Ribeira do Pombal tem o terceiro índice mais alto: 0,67/1 mil de população, atrás de Canudos: 0,78.
Apesar de os números de Ribeira do Pombal serem elevados de forma absoluta, os índices proporcionais de taxa de contaminação e percentual de óbitos estão abaixo das médias estadual e nacional, porém, o percentual de pacientes recuperados é menor que o indicador estadual, assim como o percentual de casos ativos.