Eleições 2020: Pesquisa eleitoral não mostra o real cenário político de Euclides da Cunha

Pesquisa eleitoral publicada pela imprensa nesta segunda-feira, 3, pode não está mostrando o real cenário político de Euclides da Cunha. A simples ausência de uma amostra sobre os Votos Válidos – estatística que exclui os brancos, nulos e indecisos – abre espaço para o debate da leitura dos dados estatísticos publicados até aqui.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Bahia Notícias, o prefeito Luciano Pinheiro (PDT) está confortavelmente a frente de seus concorrentes: Fátima Nunes (PSD) e Pequinho Abreu (PT).

A publicação do Bahia Notícias mostra três comportamentos na pesquisa de intenções de votos: espontâneo, estimulado e rejeição. E esses comportamentos são fundamentais para a compreensão estatística. Nos dois primeiros cenários, Luciano Pinheiro tem 10 (espontâneo) e 12 (estimulado) pontos percentuais de vantagem sobre Fátima Nunes; Pequinho Abreu, por sua vez, não atinge 1%.

No cenário espontâneo, os três nomes somam 75,36% do eleitorado, isso quer dizer que quase 25% dos votos estão em jogo.

No cenário estimulado, os três concorrentes somam 81,37 das intenções de modo, restando, portanto, quase 20% dos eleitores indefinidos.

O terceiro cenário é a taxa de rejeição. Neste, Luciano Pinheiro de Fátima Nunes estão tecnicamente empatados, com 18,8%, bem distante dos 27,12% atribuídos a Pequinho Abreu. Outros 35% dos entrevistados pela empresa de pesquisa não votariam em nenhum dos nomes, não sabem ou não opinaram.

Com isso, é importante o conhecimento da estatística dos Votos Válidos para haver conhecimento da real posição dessa disputa eleitoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *