Coronavírus: Empresas de Euclides da Cunha adotam inciativas para ajudar a combater a pandemia

É consenso na sociedade que todos precisam agir de algum modo para prevenir e combater a pandemia do coronavírus (COVID-19). Mas sabemos que nem todos tomam todas as atitudes necessárias, mesmo reconhecendo a necessidade e a pressa para evitar o contágio de um vírus tão contagioso, quiçá letal, especialmente para idosos portadores de doenças graves. Cabe ressaltar que pessoas não idosas, que tenham alguma debilidade na saúde, também fazem parte do grupo de risco.

Boa parte dos governantes já se mobilizou para reduzir o contágio da infecção viral que provavelmente vai passar por aproximadamente 80% da população mundial, conforme apontam especialistas. Medidas de isolamento social, distanciamento social, fechamento do comércio considerado não essencial – neste momento – e até mesmo criação de leis que parecem extrapolar os limites constitucionais, como no Brasil, estão sendo adotadas por governantes como uma forma de enfrentamento à propagação da pandemia que coloca sob risco todos os sistemas de saúde existentes. Em alguns países já são amplamente noticiados o colapso na saúde, de tal modo que muitas pessoas morrem sem serem atendidas, pois não há leitos, nem equipamentos suficientes para atender tanto paciente em tão pouco tempo.

E é para prevenir um caos ainda maior que todos precisam se mobilizar, seja ficando em cada, seja cuidando-se ao sair de casa – somente quando necessário – e ao retornar, pois é exatamente fora de casa que há o maior risco de contaminação entre pessoas.

Sabe-se que a maior parte das pessoas que saem de casa é para comprar os suprimentos necessários e comprar/manter outros serviços essenciais para a família. É aí onde entra a inciativa do empresário. Ele precisa ser um agente ativo para criar medidas para proteger seu cliente, proteger a população. E não precisa de algo extraordinário. Cada ser humano pode adotar a sua.

A imagem abaixo mostra uma das inciativas que estão sendo adotadas em Euclides da Cunha. Um lavabo: uma medida simples e muito eficaz, pois atende ás recomendações sanitárias das autoridades de saúde do planeta ao permitir que as pessoas higienizem-se de forma a prevenir uma das formas mais rápidas de transmissão do coronavírus entre pessoas.

Água corrente, sabonete líquido e papel toalha são os “ingredientes” para montar um pequeno sistema eficaz em combate à pandemia e outras doenças.

“Vimos que essa é uma maneira simples e muito boa para ajudar no combate a essa pandemia que vem acabando com milhares de vidas humanas e consequentemente causando um desastre na economia do mundo inteiro. Queria fazer alguma coisa de imediato para nossa população não passar o que outras nações estão passando. E, juntamente com minha equipe, consegui implantar essa ideia que outras empresas também já utilizam”, contou o vereador e empreendedor Junior da Pax, que nos concedeu as fotografias para que a iniciativa seja amplamente compartilhada.

Outros estabelecimentos comerciais também já instalaram lavabos para atender essa demanda. “É uma medida de urgência, por isso as pessoas estranham o modelo meio artesanal”, contou o funcionário de um supermercado que também tem um lavatório na área externa.

Comerciantes com quem a equipe de reportagem do site euclidesdacunha.com conversou nos últimos dias elogiaram as iniciativas. “Seria algo de se pensar para todos assim que o comércio reabrisse as portas, aliás, essa poderia ser uma determinação para que as empresas pudessem reabrir. Mas acho que temos dificuldade em nos adaptarmos em um espaço de tempo curto, pois as lojas que vendem esses materiais continuam fechadas”, contou um lojista.

Observando o resultado da reabertura do comércio dos países que já saíram da quarentena, é preciso tomar muitas precauções com o retorno da atividade econômica, pois o ambiente corporativo também não está imune aos efeitos negativos da propagação do vírus.

Texto original: Redação/Site euclidesdacunha.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *