• Contato
  • Quem Somos
  • Anuncie
Euclides da Cunha - O Portal da Cidade
  • Início
  • Notícias
  • Tô no Site
  • Comércio Local
  • Agenda Cultural
  • Esportes
  • Web Girl 2018
  • A Cidade
Boa noite, terça, 19 de fevereiro de 2019.
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Notícias
  • //
  • Religião

O argentino Jorge Mário Bergoglio é o novo papa

O argentino Jorge Mário Bergoglio é o novo papa

Por Jaciel Correia em 13/03/2013 07:15:10.


publicidade


Imagens: reprodução TV Globonews

O sucessor de Bento XVI precisou de cinco votações do conclave para ser escolhido como o Novo Papa. Cento e quinze cardeais católicos de cinquenta países concorriam ao cargo de autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Romana.

Jornais televisivos e online a nível nacional haviam informado nesta terça-feira, 12, que imprensa de todo o mundo estava presente na Praça São Pedro, Roma, em frente a Capela Sistina, aguardando o anúncio do nome do novo líder da Igreja Católica. Somente às 19h05, horário da Itália – correspondente às 15h05 no Brasil, desta quarta-feira, 13, a fumaça branca saiu da lareira na Capela Sistina indicando a escolha do sumo pontífice.

Milhares de fieis acompanharam o pronunciamento em latim “Habemus Papam” (Temos um papa: traduzido em Língua Portuguesa) feito pelo cardeal Jean-Louis Tauram às 16h12 – horário de Brasília, 20h12 no horário local (Itália), que anunciou o nome do novo pontífice, o qual será chamado de Francisco, reveciando São Francisco de Assis, o santo dos pobres.

O argentino Jorge Mário Bergoglio, 77 anos de idade, obteve ao menos 2/3 dos votos e foi escolhido para assumir o cargo mais importante para os católicos. Bergoglio foi nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II e atualmente era o arcebispo da capital argentina. É o primeiro cardeal latino-americano, mais precisamente sul-americano, a assumir o papado e é o pontífice de número 266 na representação máxima da Igreja Católica. Ele é também o primeiro papa escolhido fora do continente europeu.

A primeira aparição pública do novo Papa aconteceu às 16h22 (horário de Brasílio e às 20h22 – horário da Itália), na varanda da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' a todos que ali estavam e ao mundo, ele ainda orou pelo bispo emérito Bento XVI.

Em seu primeiro pronunciamento como Papa, Jorge Mário Bergoglio agradeceu aos demais cardeais pela escolha que, segundo ele, foram buscá-lo “quase no fim do mundo”, referenciando ao país de origem. Na mesma ocasião o novo pontífice rezou o “Pai Nosso” em italiano com os fieis e ainda pediu que orassem por ele, encerrando, assim, o protocolo oficial do conclave papal.

O Brasil e a Espanha dividiam a quarta e quinta colocação - simultaneamente - com cinco candidatos cada concorrendo ao papado. O maior número de candidatos, obviamente, foi da Itália com 28 representantes, seguido de Estados Unidos da América, 11 e Alemanha com 6 representações.

Dos cinco cardeais brasileiros, dois eram bem cotados para vencer o conclave, sendo Odilo Scherer, 63 anos, que era visto como o principal candidato da América Latina e João Bráz de Aviz, 65 anos. Apesar do Brasil ter grandes nomes e ainda ser o país com o maior número de católicos no mundo, com 42% da população, infelizmente perdeu para a Argentina.

Antes mesmo do início do conclave, vários jornalistas informavam que na primeira votação (iniciada na terça-feira) era pouco provável que o nome fosse anunciado e assim se sucedeu ao longo do desta quarta-feira. O que surpreendeu foi à escolha do argentino, já que ele não era um dos mais cotados, como o italiano Angelo Scola, com 71 anos de idade, e o brasileiro Dom Odilo Scherer.

No entanto, o argentino não aparecia na lista dos candidatos mais citados, como o brasileiro, o italiano, o canadense Marc Ouellet, 68 anos, e o americano Sean O’Malley, também de 68 anos de idade.

De acordo com o portal terra.com, Jorge Bergoglio tem origem jesuíta e ficou conhecido por haver sido responsável na América Latina pela redação do documento sobre o segredo de Aparecida. Figura controvertida no cenário argentino, ele se destaca por sua forte personalidade e pelo afrontamento declarado à atual força política do país, o Kirchnerismo.

Como indica o número de votação sem resultado neste conclave (quatro fumaças escuras), a escolha não foi fácil, afinal, o número de cardeais católicos disputando o cargo foi expressivo: 115 e, refere-se ao cargo mais importante da Igreja que, tem sido grandes temas de noticiários sobre casos de corrupção, crimes de abusos sexuais, entre outros motivos, inclusive cogita-se bastante que a renúncia de Bento XVI tenha sido motivada em virtude dos escândalos que a Igreja Católica tem enfrentado nos últimos anos.

A escolha do novo Papa interessa a todas as comunidades católicas espalhadas pela Terra, inclusive em Euclides da Cunha e região que faz parte da maior população católica no mundo.
 


VOCÊ REPÓRTER: Compartilhe informações conosco. Envie-nos sua notícia. Críticas. Sugestões. Elogios. Mande sua reportagem para o e-mail central@euclidesdacunha.com ou para nossas redes sociais WhatsApp, Telegram, Vibe e Google Duo – (75) 98875-1881.


publicidade


 

Leia também

  • Polícia Civil prende dupla que furtou gerador de energia elétrica

    Polícia Civil prende dupla que furtou gerador de energia elétrica

    Polícia Civil prende dupla que furtou gerador de energia elétrica
  • 5º BPM forma mais 38 praças

    5º BPM forma mais 38 praças

    5º BPM forma mais 38 praças
  • Secretaria da Educação do Estado realiza planejamento estratégico com os Núcleos Territoriais de Educação

    Secretaria da Educação do Estado realiza planejamento estratégico com os Núcleos Territoriais de Educação

    Secretaria da Educação do Estado realiza planejamento estratégico com os Núcleos Territoriais de Educação

Compartilhe:

Imprimir
publicidade

Facebook

publicidade

Enquete

EuclidesDaCunha.com - © Copyright 2003-2018. Todos os direitos reservados.
End: Rua Euclides Rehem, 155.
Jeremias - Euclides da Cunha - BA.
Fone: (75) 3271-1881 / Cel./WhatsApp: (75) 9-8875-1881