Fotos:Edilson Fotozoom

Além do show, os integrantes do Velho Chico ministrarão uma oficina na Casa da Cultura João Siqueira Santos, com os temas Vivências Pedagógicas e Musicais, num compartilhamento do conhecimento e experiência do grupo. A atividade é aberta a estudantes, músicos, produtores culturais e pessoas interessadas e será ministrada das 13h30 às 16h30. Para participar, as pessoas interessadas deverão enviar email, com dados (nome completo, RG, idade) para contato@mareproducoes.com.br até dia 12/01.
Realizado pelo segundo ano, o Caravana da Música é uma iniciativa voltada para garantir a circulação de bandas baianas entre municípios, alcançando novos públicos e difundindo a diversidade da produção musical dentro do próprio estado. Já foram realizados shows em espaços públicos em Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Vitória da Conquista, Lençóis, Itacaré e Ilhéus. Ainda este mês, o projeto se encerrará em Cachoeira e Santo Amaro, com Grupo Botequim e Raimundo Sodré.

Bando Velho Chico - Nascido em Ibotirama, às margens do Rio São Francisco, o Bando Velho Chico revisita as tradições musicais nordestinas por meio da sonoridade do autêntico forró é a proposta do Bando Velho Chico. A formação com músicos oriundos das mais diversas regiões da Bahia confere estilo muito particular, pois agrega sotaques, gêneros e ritmos diversos. O Bando é marcado pela força do canto de todos os seus integrantes, pela preservação da cultura ribeirinha e difusão do forró pé-de-serra. Os arranjos vocais dos integrantes do Grupo em harmonia com instrumentos musicais típicos da tradição nordestina também é um diferencial na performance.
O Bando Velho Chico apresenta composições próprias sobre temas diversos da tradição musical brasileira, com ênfase na cultura nordestina. Apresenta repertório amplo que inclui os principais clássicos do forró, como samba-baião, xote, xaxado, arrasta-pé, dentre outros gêneros musicais que compõem o conhecido estilo. Inspirado em grandes mestres, como Jackson do Pandeiro, Gordurinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, o Bando expressa uma sonoridade autêntica e oferece ao público grandes espetáculos.
Interiorização - Segundo o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, a iniciativa valoriza a produção baiana e divulga a nova geração de músicos. “O Fazcultura tem como propósito patrocinar a cultura, viabilizar os novos e também os atores já consagrados no meio cultural local. Os patrocinadores têm a oportunidade de investir em atividades dos mais diversos formatos e tamanhos. É uma grande oportunidade para as empresas ter seus nomes alinhados com produtos e eventos de qualidade”.
Para a Vivo, principal patrocinadora e forte incentivadora da cultura baiana, o projeto Caravana da Música tem relevância ao promover a diversidade musical e a valorização dos talentos locais. “Ficamos muito felizes em participar deste projeto, que promove a diversidade e a democratização da cultura na Bahia”, revela o diretor Regional Nordeste da Vivo, Renato Pontual.
Serviço
Caravana da Música ano II - Edição Euclides da Cunha
Dia: 13 de janeiro de 2018
Local: Praça Duque de Caxias, Euclides da Cunha
Horário: 20h
Atração: Bando do Velho Chico
Oficina Vivências Pedagógicas e Musicais
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Casa da Cultura João Siqueira Santos