Professores e estudantes participam de oficina sobre Cyberbullying em Ribeira do Pombal

Fotos: Divulgação

Professores, gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e conselheiros municipais de educação de Ribeira do Pombal participaram, nesta quarta-feira (31), da oficina com o tema “Segurança e Cidadania Digital: Educando para boas escolhas on-line”. A atividade é promovida pelo Programa de Apoio e Assistência à Saúde do Professor e do Estudante (Acolher), da Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia, através do Núcleo de Crimes Cibernéticos (NucCiber) e a organização não-governamental SaferNet Brasil. A iniciativa também foi realizada com 150 participantes, na terça-feira (30), em Paulo Afonso.

Segundo Neia Andrade, da coordenação do Acolher, o trabalho faz parte das diversas ações do programa que busca orientar os educadores sobre questões que promovam o bem-estar físico e psíquico dos alunos na escola. “Estas oficinas seguem o planejamento do Acolher que preparam os professores para lidar com situações como o bullying e o cyberbullying, discutindo prevenções que podem reduzir o impacto destes danos para os alunos. Por isso estamos oportunizando essas ações pedagógicas que fomentam o debate e a conscientização da necessidade do diálogo e do respeito às diversidades no âmbito das unidades escolares”, destacou.

Para o promotor Dario José Kist, do NucCiber, a atividade cria um canal de comunicação do Ministério Público com as escolas. “Esta oficina cria uma relação com a comunidade escolar com o objetivo de alertar sobre os perigos do cyberespaço. De nenhuma forma temos a intenção de proibir ou criar obstáculos para o uso da internet, mas sim, dar condições para que os educadores utilizem a ferramenta como um instrumento que acrescente ao aprendizado dos estudantes, orientando sobre os cuidados e precauções sobre a incidência de crimes cibernéticos”, esclareceu.

O representante da ONG SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, contou como a oficina pode contribuir para o aperfeiçoamento dos professores para o tema. “Sabemos que a Internet e o celular são uma realidade na vida dos estudantes. Então queremos apresentar aos professores ações pedagógicas que possam incluir essa realidade no processo de aprendizagem. Então, é importante debatemos diversas situações que a era digital nos apresenta, como a exposição e reputação online, discutir segurança e os valores de cidadania que também devem estar inseridos no mundo virtual, além de questões envolvendo o cyberbullying”, disse.

Interessada no assunto, a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Kely Souza, do Colégio Central de Ribeira do Pombal, falou que “a questão da segurança na Internet é um assunto não só importante para os adolescentes, mas também para os professores e pais, para que tenham o cuidado de prestar mais atenção nos seus filhos sobre o que acontece com eles, seja na vida real ou nos meios virtuais.

Já o professor de Matemática, Edvaldo dos Reis, do Colégio Central de Ribeira do Pombal, ressaltou que a atividade é fundamental para os educadores tenham uma preparação para trabalhar o tema nas escolas. “A Internet e a globalização nos trouxe muitos benefícios, mas junto a isso também chegaram muitos malefícios. E a questão do cyberbullying é algo que tem que ser visto com preocupação, por isso nós temos que estar preparados para atuar na escola prevenindo e conscientizando os estudantes sobre esse problema, e a oficina está tendo essa função de esclarecer e nos orientar sobre o tema”, explicou.

Acolher – O Programa de Apoio e Assistência à Saúde do Professor e do Estudante foi criado pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de disseminar ações que possibilitem a construção de uma ambiência escolar, mais justa, humana e mais solidária entre todos os envolvidos na prática educativa. A ação tem entre suas diretrizes o cuidado com a saúde psíquica dos estudantes e professores.

 

Publicado em: http://www.euclidesdacunha.comnews/print/id/2687