Luan Santana: Como ser uma pessoa forte em dias difíceis?

Imagem: Reprodução
Olá, leitores.
 
Sabe, é muito agradável ver um paciente encontrar suas próprias soluções. Fico deslumbrado com aqueles que tomam decisões que mudam a sua vida completamente, saindo de um estado de angústia e tristeza profunda para um momento de lucidez incrível, tornando-se tudo o que sempre quis.
 
Como psicólogo ajudo, mas também aprendo muito com a jornada de um paciente. A cura deles serve de reflexão para minha vida e me inspira a ser tão forte quanto alguns deles em tempos difíceis o são. Nisso, eu entendi que o coração do homem e da mulher passa por situações únicas e particulares de sua vivência, onde seu único desejo é encontrar uma saída para lidar com o que lhe machuca. Portanto, pergunto: o que nos faz fortes em dias difíceis?
 
Quero refletir sobre duas coisas: a incoerência emocional e a impaciência.
 
A incoerência emocional são aqueles problemas de natureza sentimental que simplesmente não tem sentido. É um ciúme que passa dos limites, ou uma mágoa que dura mais do que deveria. Nem tudo no nosso sofrimento tem lógica, e sim, as vezes alguns dias só são maus porque nossa forma de ver o mundo os tornou assim.
 
E a impaciência, que aqui me refiro a necessidade de ver algo resolvido o quanto antes. Precipitamo-nos demais, perdendo com isso a compreensão do que as adversidades podem fazer pela gente, trazendo-nos maturidade e sabedoria.
Acredito que a força em tempos difíceis vem justamente da crença de que alguns problemas somos nós mesmos que inventamos, logo devem ser resolvidos assumindo a responsabilidade pela nossa própria cura. E a outra coisa seja manter-se firme quando algo foge do nosso controle, pois não há nada pior do que a amarga decisão de desistir de si mesmo e de seus sonhos por algo que você não poderia mudar.
 
Portanto, duas coisas nos são úteis, humildade para lidar com nossas incoerências e a fé para lidar com nossa impaciência, pois....
 
... Quem se cura deve antes reconhecer sua doença.
... Quem vence os tempos difíceis deve antes acreditar que isso é possível.
 
Até semana que vem, pessoal.
 

*Psicólogo Luan Santana. CRP: 03/11290 - Cel.: (75) 9 9895-4918

www.luansantanapsicologo.kpages.online/spd

 

Publicado em: http://www.euclidesdacunha.comnews/print/id/2685