Nova pancada de chuva causa mais inundação e transtorno na cidade

Fotos: José Dilson e Reprodução/WhatsApp
Com pouco mais de 24 horas da passagem da chuva que causou inundação em alguns pontos da cidade de Euclides da Cunha, nova pancada de chuva que caiu na tarde deste sábado provocou ainda mais alagamentos e inundações. A chuva durou cerca de 40 minutos em quantidade o bastante para fazer a cidade sofrer com alagamentos em várias ruas e avenidas do centro da cidade e até mesmo em um trecho da BR 116/Norte.
 
Assim como nesta sexta-feira (09), moradores e comerciantes das partes mais baixas da cidade foram os mais afetados neste sábado, pois a inundação foi ainda maior. Em diversas pontos da cidade, vários muros residenciais não resistiram à pressão da forte chuva e desabaram. As vias públicas também foram afetadas, com erosões no pavimento, lama espalhada pelas ruas e avenidas, incluindo o desmoronamento parcial de um trecho da Rua Élson Torres de Aquino, onde tem um bueiro da antiga rede de escoamento de águas que corta o centro da cidade.
Ainda na tarde deste sábado, em vídeo publicado na rede social Facebook, o prefeito Luciano Pinheiro assegurou que está mobilizando equipes da Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha, através das secretarias de Obras e Ação Social, para atenderem a todas as famílias necessitadas neste momento, e que a prefeitura não vai medir esforços para ajuda-las. O prefeito também ressalta que nos últimos 20 anos a cidade de Euclides da Cunha não recebeu investimentos em obras de drenagens com a finalidade de evitar que ruas fiquem alagadas e imóveis sejam inundadas.
- Problemas anunciados: a partir dos anos 1970, ocorre em Euclides da Cunha um crescimento desordenado, não se respeita os cursos d'água e de lá para cá foi um aumento populacional e habitacional elevado e provocou construções em locais de riscos chegando calçamentos e asfaltos desordenados e sem as devidas drenagens temos essa realidade, perigos e que muitos prejuízos causarão a nossa população. O poder público assistiu nas últimas décadas tudo isso de forma inerte, imóvel e deixa esses legados que afetarão à atual administração e todas aquelas que irão sucede-la. Urgentemente precisamos de apoio financeiro e técnico dos governos estadual e federal. Que os nossos deputados apareçam com projetos de viabilizar a drenagem e saneamento da nossa Euclides da Cunha em socorro à prefeitura municipal que será incapaz de resolver um problema de tamanha magnitude e que aumentará e vem aumentando a cada período chuvoso. – Comentou o vereador Del Lima em sua página na rede social Facebook.
Em um giro pela cidade, após a forte trovoada de hoje, o repórter José Dilson visitou os locais mais afetados e registrou, em imagens, inundações em alguns pontos da cidade. Entre as fotografias, observa-se a flutuação de lixo, os quais entopem bueiros e acabam dificultando o escoamento da água em um sistema incapaz de atender a demanda atual. Em outra situação, o repórter flagrou (foto abaixo) o momento em que populares ajudaram um senhor a se levantar do meio da correnteza que o derrubou durante a travessia da rodovia federal, a qual poderia leva-lo em meio a inundação.

 

Publicado em: http://www.euclidesdacunha.comnews/print/id/2362