PSF celebra dia internacional das mulheres em Euclides da Cunha

Fotos: Ivan Carlos SC e José Dilson Pinheiro/euclidesdacunha.com
Nesta quinta-feira (08), quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Programa Saúde da Família reuniu pacientes do PSF (Programa Saúde da Família) do Bairro Duda Macário, um dos mais populosos de Euclides da Cunha, para celebrar a data com uma programação bastante diversificada, porém, sem perder o foco principal: atenção básica de saúde.
 
Desde cedo, servidores da Saúde lotados na unidade do bairro, cuidavam da ornamentação do local: preparação do café da manhã, que teve sucos, lanches com queijos e frios, farofa de cuscuz, biscoitos, leite puro ou com café, chá, etc., para em seguida promover palestras e debates de assuntos relativos à prevenção de doenças, direitos das mulheres, realização de consultas médica, clínicas e odontológicas, coleta de células para Exame Citopatológico, também conhecido como Papanicolau, “que previne o câncer do colo uterino, detecção de lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas”;  avaliação com dentista, dica de beleza e limpeza de pele, apresentação musical e sorteio de kit bucal.
Foi um dia bastante movimentado, que começou por volta das 09 horas, terminou após às 16 horas, e mobilizou profissionais da medicina: médica, enfermeiras, psicóloga, odontólogo, nutricionista esportivo, assistente social, representante de ONG, CREAS, entre outros.
 
“Direitos das Mulheres e Violência Doméstica”, aplicação da Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como “Maria da Penha”, foram temas das palestras proferidas pelas técnicas Jaqueline Nazaré (coordenadora/CREAS) e Kátia (assistente social/CREAS), além de uma Roda de Conversa com a psicóloga Daiane Matos, avaliação bucal com o odontólogo Luís Oliver e palestra com o técnico em Nutrição Esportiva, Luan Cardoso, que ao término da exposição respondeu todas as perguntas que lhes foram feitas e tirou dúvida de pessoas que queriam saber mais sobre diversos tipos de alimentos e seus nutrientes; diabetes, pressão sistólica (arterial), etc., principalmente sobre o consumo de alimentos que engordam quando consumidos em excesso ou em combinação com outros alimentos, assunto que interessa bastante às mulheres, que vêm nos lipídios um grande inimigo de sua saúde e beleza corporal. 
“Depressão” foi outro tema interessante apresentado pela psicóloga Daiane Matos que, aliás, abriu os trabalhos do período da manhã, que contou com a participação de agentes comunitários de saúde, estes, colaboradores imprescindíveis para um bom trabalho e importante elo de ligação entre a família, médicos e enfermeiros que atuam no PSF, além de palestras com as enfermeiras Ketma e Luana.
 
O evento foi prestigiado pelo secretário municipal da Saúde, Dr. Wellington Lobo e Simone Gomes, diretora de Saúde e Atenção Básica. Dr. Wellington Lobo, empossado recentemente no cargo, aproveitou para conhecer as instalações do PSF, um dos mais importantes do Município, pela sua localização e abrangência: fazenda Pedregulho, Cedro, Araçás, Serra do Angico, Jardim Brasil, Coentros, Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida, além de o bairro Duda Macário, entre outros.
O secretário também conversou com a diretora e médica da Unidade, Dra. Fátima Bezerra, enfermeiras e servidores, para saber sobre as condições de trabalho e logística de suprimento de material e medicamentos, etc., além de ouvir pacientes que buscam atendimento médico preventivo no PSF Duda Macário.
 
Em conversa com o repórter José Dilson Pinheiro, do Site euclidesdacunha.com, Dr. Wellington Lobo disse não ter fundamento, comentário que circulou recentemente pelas redes sociais, sobre o fechamento do setor de atendimento emergencial do Hospital Municipal ACM/Português, transferindo a responsabilidade e atendimento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Nada mudou. Atendimento emergencial continua sendo feito no Hospital Municipal ACM/Português, enquanto a UPA segue cumprindo normalmente com a sua finalidade”, esclareceu. 
 

Publicado em: http://www.euclidesdacunha.comnews/print/id/2360